Conheça boas práticas para melhorar o consumo de ar comprimido em sua rede

  

Neste post você vai saber como melhorar o consumo de ar comprimido de sua empresa, reduzindo o gasto de energia com eficiência. São medidas que podem ser implementadas rápida e facilmente e sua eficácia é maior ainda quando combinadas entre si. Vamos lá?

 

01 - Dimensione corretamente

Dimensione corretamente os componentes para que não sejam grandes demais e consumam ar comprimido desnecessariamente, selecione sempre o tamanho ideal; utilize um tamanho menor para atuadores pneumáticos. Você pode contar com nossa equipe para aulixar você a fazer este tipo de serviço corretamente, clique aqui e entre em contato direto conosco.

 

02 - Reduza o comprimento dos tubos

Evite ar comprimido ocioso na tubulação terminal de válvulas descentralizadas com tubulação otimizada.

  

03 - Controle eficiente em malha aberta e fechada

Bom controle com pouca oscilação ou intervenção do controlado: adapte os perfis de movimento e otimize os controladores.

 

04 - Recupere energia

Utilize a energia economizada para acelerar outros atuadores. Economize energia de frenagem no circuito intermediária interligado.

 

05 - Desconecte a energia

Interrompa a alimentação de ar comprimido dos sistemas durante as paradas de máquinas. A alimentação de energia para todos os sistemas de ar comprimido é desconectada, reduzindo assim as perdas de vazamento.

 

06 -  Reduza o nível de pressão 

Economize energia durante o curso de retorno não produtivo. Utilize um regulador de pressão para reduzir a pressão do curso de retorno de 3 para 6 bar.

 

07 -  Reduza o atrito

Sistemas otimizados de mancal e guia, utilize componentes mecânicos de baixo atrito.

 

08 - Reduza o peso  

Minimize massa em movimento, combinando as tecnologias elétrica e pneumática. Unidade de manipulação elétrica com eixo z pneumático e no caso de atuadores móveis, uso de atuadores leves.

 

09 - Utilize circuitos de economia de ar

Economia de energia com a geração de ar comprimido de acordo com a necessidade. Manipulação de vácuo desconexão monitorada.

  

10 - Reduza as quedas de pressão

Evite quedas de pressão com fluxo contínuo nos sistemas de tubulação. Linhas com diâmetros otimizados, resistências menores e rede com pressão reduzida de 8 para 7 bar.

 

11 - Selecione os componentes corretos

Economize energia no consumo de ar comprimido utilizando atuadores de simples ação, motor com freio de retenção para longas paradas nas máquinas.

 

12-  Reduzir vazamentos

Detectar e reduzir o máximo os vazamentos possíveis, eles podem afetar o desempenho da rede de forma considerável.